Make your own free website on Tripod.com

The Dukes of Hazzard

Cerca de 200 raros Dodge Charger R/T 1969 foram usados durante a produção do seriado "Os Gatões"
(The Dukes of Hazzard).

Nos Estados Unidos, a série tinha o título original de "The Dukes of Hazzard", e ficou no ar entre janeiro de 1979 e fevereiro de 1985. O projeto imaginava o seriado inicialmente como uma espécie de "tapa buraco" entre as séries mais importantes. Seus criadores sabiam que os executivos da Warner Brothers não eram, a princípio favoraveis à série.

Quando o primeiro episódio, chamado "One Armed Bandidts" foi exibido, imediatamente ganhou popularidade e audiência nos Estados Unidos, não deixando para a Warner outra alternativa senão continuar a série. As filmagens começaram em outubro de 1978 na cidade de Covington, na Georgia. Era a história de uma família, os Dukes, que sempre trabalharam no negócio de uísque clandestino. Dois primos, Bo e Luke Duke, após serem presos, foram libertados mediante a promessa de seu tio Jesse de que os garotos se comportariam bem dali por diante. Entre outros, foram proibidos de portar armas de fogo, razão pela qual aderiram ao arco e flecha. Perseguidos pelo "chefe" da cidade, Hogg, e pelo atrapalhado xerife Rosco, os Dukes nunca tinham sossêgo. Hogg era também o dono do banco e credor de todas as hipotecas locais, inclusive a da fazenda do tio Jesse Duke. Foram produzidos 154 episódios e até um "remake" para cinema, tamanha a insistência dos fãs junto a Warner Brothers.

Um certo General

Mas de todos os personagens o mais marcante foi o "General Lee". O "General Lee" era um Dodge Charger R/T 1969, com motor Magnum 440V8 (7.216cm3). O original, usado no episódio "piloto" da série era laranja com interior beje e câmbio automático com alavanca no assoalho. Tinha também uma pequena bandeira do exército confederados na antena do rádio CB, que era instalada na tampa do porta malas. No teto, uma enorme bandeira dos confederados e, nas portas, o número 01.

A Warner tnha contatos espalhados por todos os Estados Unidos, procurando os Charger 69 para o filme. Sempre que encontava algum, deixava o tradicional bilhetinho no pára-brisas perguntando ao proprietário se este tnha interesse em vender o carro. Desta forma, nada menos que cerca de 200 carros foram usados durante a produção da série e a maioria deles terminou seus dias retorcido num ferro velho, danificados após as inesquecíveis cenas de saltos que o "General Lee" protagonizava.

A buzina do General Lee também marcou a série, pois executava as 11 primeiras notas de "Dixie", o hino dos confederados. Ela foi utilizada realmente nos primeiros seis episódios da série e, nos demais, entrava nas edições de audio dos filmes. A buzina não existia no plano original da série, mas um dos Charger adquiridos veio equipado com ela, e a Warner considerou que tal acessório se encaixava perfeitamente no perfil do programa.

Tamanha foi a repercussão da buzina, que a J.C Whitney, empresa norte-americana especializada em venda de peças e acessórios por catálogo começou a comercializar o item, ainda hoje disponível para a venda. Toda vez que um Charger era comprado para ser utilizado nas filmagens, ele era pintado na cor "Hugger Orange" e recebia a bandeira dos confederados na capota e o número 01 nas portas. Estas quase sempre eram soldadas, o que obrigava Bo e Luke a entrar pelas janelas, como nos stock-cars, mas os espectadores mais atentos notarão que em alguns episódios os personagens entravam normalmente pelas portas.

No final da série a WB tinha ainda em estoque 19 General Lee, dos quais 17 foram vendidos e 2 guardados na empresa, em perfeito estado de conservação, pois ela mantém um oficina para pintura e reparações dos carros. Mas todo cuidado e atenção com os Dodges não eram suficientes contra alguns imprevistos. Durante uma gravação, Bo e Luke deveriam sair correndo do fórum de Hazzard. Luke pularia sobre o capô, Bo entraria pela janela, dariam partida no carro e fugiriam. Se fosse na vida real, estariam presos até hoje: o General Lee simplesmente não pegou...

Texto adaptado da reportagem publicada na revista AM Classic número 15

Fotos do General Lee


Fotos da Família Duke

Nomes dos atores/Personagens:

John Schneider - Bo Duke

Tom Wopat - Luke Duke

Catherine Bach - Daisy Duke

Denver Pyle - Tio Jesse

Mais Personagens


Página Principal